- Televendas0800 889 8989
- Atendimento Site(11) 3648-8829
- Emailsite@poloar.com.br
Para muitas pessoas, saber exatamente quanto gasta de energia o seu ar-condicionado pode ser algo complicado. Mas com a calculadora de consumo o cálculo fica simples.
Por isso, disponibilizamos a ferramenta que funciona de forma automática, bastando apenas preencher os campos solicitados. Com isso, você poderá calcular o consumo de energia e descobrir os kWh/mês gastos, além do preço médio que irá pagar.
Para que você possa entender melhor o cálculo de consumo do ar-condicionado na conta, vamos utilizar o exemplo de um ar-condicionado de 1085w e aplicar a seguinte fórmula: potência do aparelho em Watts (W) x horas/dia x Nº de dias / 1000.
Dessa forma você teria: 1 ar-condicionado de 1085w operando 8 horas por dia durante todo mês (30 dias). O que seria: 1085w x 8 horas/dia x 30 dias ÷ 1000 = 260,4 kWh/mês .
Em seguida, para obter o valor em Real, utilizamos a seguinte fórmula: o valor em kWh/mês (resultado da conta anterior) x tarifa de luz do seu estado que é a somatória das tarifas TE TUSD.
O TE é basicamente a Tarifa de Consumo de Energia (R$/kWh) e é aplicável sobre o consumo de energia ativa (em kWh).
Para conseguir passar uma ideia de custo do consumo em watts, vamos utilizar os modelos de ar-condicionado de 9000 BTUs mais procurados no país. Eles têm uma consumação média entre 17,1 kWh e 17,6 kWh por 1 hora por dia por mês.
Agora, o aparelho de 12000 BTUs utiliza quantidades que variam em torno de 22,7 kWh e 32,5 kWhpor 1 hora por dia por mês.
Vale lembrar que as comparações e resultados é feita utilizando como base as tarifas mais caras e as mais baratas do país.
Isso é o que toda pessoa deseja, por isso, é bom utilizar um simulador de consumo de energia. Mas algumas dicas que podemos dar é: comece optando por dispositivos econômicos, como os modelos inverter, que ajudam a ter o que espera na economia.
Outro ponto é a temperatura que o equipamento ficará operando, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ar-condicionado doméstico deve ficar em 23ºC. Assim, além de ter um bom conforto térmico, o aparelho tem gastos menores do que quando usado em baixas temperaturas.
Fazer uma manutenção constante também proporciona um consumo mais em conta, pois o acúmulo de sujeira ao entupir os filtros, exige que o eletrônico precisa de mais potência para funcionar.
Aqui na PoloAr você consegue calcular kwh em reais e não ter surpresas na conta de energia.
Você também pode usar a calculadora de BTUs para saber a quantia exata para o espaço.
Venha conferir!
TUSD e TE estão localizados na sua conta de energia!
O local varia de acordo com a região.